Você sabe o que significa a expressão as built?

Se traduzida direto do inglês, significa como construído e é exatamente isso que ela representa.

Em uma construção é muito comum que por algum motivo seja necessário realizar algum desvio ou alguma interferência que não estava prevista no projeto original para que se chegue ao objetivo desejado. Quando isso ocorre há uma mudança no projeto e por isso, o projeto que antes era original passa a ser obsoleto e o novo projeto original é o projeto com as novas características que precisaram ser aplicadas.


Basicamente o as built é o levantamento de todas as medidas e elementos existentes nas edificações após a obra que serão repassadas a um desenho técnico representando fielmente a real situação atual da construção. Realizando esse trabalho, cria-se um registro de todas as alterações que foram necessárias, facilitando assim  a manutenção dos elementos e intervenções futuras.

Com o uso da plataforma Site Scan da 3DR o trabalho do as built é amplamente facilitado. Com a realização de voos periódicos e conforme necessidade de acordo com desvios e interferências necessárias, cria-se um registro fotográfico e com diversos outros produtos (como mapa ortomosaico) dentro da plataforma. O armazenamento é ilimitado e a cada voo realizado você “ganha” um novo as built, facilitando assim a comparação entre fases da obra e também com o que foi realmente projetado.

Você já teve dor de cabeça por causa de as built? Como você faz pra gerenciar os seus as builts? Deixe sua pergunta ou comentário aqui!

Construindo a sede da uber com drones

Para construir a sua nova sede, a Uber contratou a Truebeck Construction, uma grande e inovadora empreiteira de São Francisco, EUA. Fundada em 2007, rapidamente se destacou no mercado por grandes e imponentes projetos, como o Steve Jobs Theatre no...